domingo, 18 de setembro de 2011

Guia de Dungeon

Introdução

A ideia de escrever este guia veio da minha observação diária sobre o comportamento dos jogadores à porta da masmorra tentando formar grupos para se aventurar em Kalaboss.

Percebi que falta objetividade por parte deles, por não entenderem para que serve ou como funciona o sistema de prestígio. Nos mundos em inglês os jogadores sabem exatamente que tipo de grupo precisam. Aqui no Brasil os jogadores ficam contentes se arrumarem um grupo qualquer.

Este não é um guia sobre como se comportar dentro da masmorra. Isto seria assunto para um guia diferente. O tema que pretendo abordar aqui é a preparação para a entrada na masmorra. Entendo que este ponto seja fundamental para se obter uma quantidade razoável de pontos de experiência no final do andar.

Entendendo os andares

Para entender o prestígio, precisamos entender como funciona a habilidade de dungeon. O castelo de Kalaboss tem um subsolo com 60 andares. Temos duas propriedades interessantes sobre os andares:

1) Um andar é acessível mediante o seu nível de dungeon (número do andar = metade do seu nível de dungeon) e se você tiver completado todos os andares anteriores a ele;

2) Quanto mais profundo for o andar, maior a experiência base que você receberá por te-lo completado.

Estas duas propriedades juntas criariam a seguinte situação (degeneração): O jogador completaria cada andar inferior apenas uma vez, e ficaria o resto do tempo treinando indefinidamente apenas no andar mais profundo que tivesse acesso, até que finalmente pudesse liberar mais um andar.
Ou seja, no meu atual nível 51, eu treinaria apenas no andar 25 e nenhum outro, posto que este é o andar mais profundo que posso acessar e portanto o que me renderia mais experiência. Ao chegar ao nível 52 eu passaria para o andar 26 e nunca mais pensaria no 25.
Para evitar este caso, foi criado o sistema de prestígio


Entendendo o Prestígio
Então, finalmente chegamos no tópico deste guia. O seu prestígio é igual a quantidade de andares únicos que você explorou. Meu prestígio atual, por exemplo, é 24. O prestígio é usado para o cálculo do XP base que você recebe ao completar um andar. Lembra que eu comentei que quanto mais profundo o andar, maior o seu XP base? Pois é, mas o andar não é o único componente no cálculo desta base (explicação rápida: ele é chamado de 'base' porque depois sofre diversos modificadores que irão, no final, determinar o seu XP total para aquela aventura específica). Mesmo quem não gosta de matemática, por favor preste atenção na fórmula abaixo:

XP_base = (XP_andar + XP_Prestígio) / 2

Isso significa que o XP base é a média entre o XP do andar e o XP do Prestígio.

Pegadinha importante!!!
Você só recebe o XP do prestígio se aquela for a primeira vez que você percorre aquele andar. Se você repetir um andar, seu prestígio vai ser zero para aquele andar. O seu XP base vai ser a metade do XP do andar, de acordo com a fórmula acima. A penalidade de experiência no final do andar vai ser muito grande por causa deste fato! Por isso é tão importante não repetir andares.


Escolhendo o andar
Na interface de escolha do andar, todos os andares que você já percorreu aparecem 'ticados' (marcados). Se você fizer qualquer um destes andares de novo, seu XP base será penalizado pela ausência do prestígio. Portanto você só deverá escolher os andares que _não_ estão ticados! Se o andar 1 não estiver marcado, e o andar 25 estiver marcado, então o seu xp vai ser maior percorrendo o andar 1 do que fazendo novamente o andar 25.

Resetando os andares

"Mas todos os andares estão marcados pra mim!", você pode estar dizendo agora. É neste momento que entra em ação o 'reset'. Na sua interface de grupo, clique no botão 'Zerar'. Isso vai provocar duas consequências:

1) Todos os andares perderão as marcas, indicando que não foram completados e que você pode percorre-los novamente;

2) O seu prestígio sera determinado pela quantidade de andares que estavam 'ticados' antes de você zerar os andares.

Ou seja, meu prestígio atual é 24 porque eu percorri 24 andares e 'Zerei'. Todos os andares que eu fizer agora, desde o primeiro, terão o modificador de Prestígio = 24. Neste meio tempo, eu liberei o andar 25, e irei certamente liberar o 26 também. Isso não tem problema, quando eu terminar no 25, este passará a ser o meu modificador atual, posto que ele é maior que o meu prestígio. Quando eu terminar o 26 provavelmente ainda não terei liberado o andar 27. Desta forma, o que eu deverei fazer é 'Zerar' os andares e começar tudo de novo, desde o andar 1, sem repetir nenhum, fazendo todos com o modificador de prestígio = 26 e por isso ganhando mais XP.


Escolhendo um grupo
Se você decidiu se aventurar em grupo o detalhe importante vem agora. Não basta você dizer que quer um grupo. Você precisa de um grupo que queira ir em um andar que está 'livre' pra você. Por isso, é importante anunciar que andares você quer fazer ao tentar localizar um grupo de jogadores!

Resumindo
No mundos em inglês é comum ver pessoas dizendo:
11-20 C6
ou
1-10 C1
Ou qualquer variação disso.
C, de 1 a 6, quer dizer a complexidade do Dungeon. Normalmente se usa a 1 ou a 6, as outras são meio ignoradas.
Os números antes, tipo 11-20, são os andares que aquele jogador pretende fazer naquele momento.
Você pode procurar um grupo para um andar apenas, sem problemas.

Dica: Vá mundo 61 (Free) e procure ir dungeon com uma pessoa boa em combate e 3 skillers, assim o boss (chefão) e os monstros da masmorra ficarão bem mais fracos. Exemplo de como formar o grupo:
"F1-5 c5 3sk 1cb to go". Traduzindo F1-5 (Andar do 1 ao 5), C5 (Complexidade 5), 3sk 1cb to go (3 Skillers e 1 jogador bom em combate para terminar o grupo e ir).

Um comentário:

  1. Guys i just got a free Runescape account from http://goo.gl/68cG3 I recommend you visit the site!

    ResponderExcluir